terça-feira, 18 de junho de 2013


Com o passar dos tempos o substrato que comprava para produzir as minhas plantações começou a não chegar para obter os melhores resultados devido à extinção dos principais nutrientes estarem a esgotar-se com o constante crescer das minhas plantas. Depois de muito procurar, e mantendo os químicos longe da minha horta, encontrei o material perfeito para adubar a minha terra e dar assim um fortalecimento necessário para qualquer solo dar os melhores resultados. Esse material é o húmus de minhoca e pode ser obtido de várias formas.


Se você é daquelas pessoas que não tem paciência para nada e gosta de ter tudo comprando, pode dirigir-se a qualquer loja da especialidade (tem à venda para quem for da região do Porto, Portugal no Leroy no Parque Nascente, no MaxMat no GaiaShopping, entre outras…) um produto 100% natural proveniente da decomposição de material orgânico e dejetos de animais transformado por umas simpáticas e trabalhadoras minhocas a um processo que se chama de vermicompostagem.


Para quem, como eu, prefere passar mais tempo na “horta” e ver as coisas a acontecerem à sua maneira, tem várias formas de obter húmus de minhoca, desde logo pode ver o post que fiz sobre “Composteira Doméstica em Varanda” onde fica a saber como pode ter uma composteira caseira, que é o processo natural da obtenção de húmus adaptado às necessidades de quem tem a sua horta numa varanda ou num espaço pequeno. O processo leva cerca de 2 a 3 meses dependendo de vários factores e é possível verificar que todo o resultado está já concluído, quando o solo se torna "fofo", de uma cor preta, e o seu cheiro se transforma perdendo o odor desagradável da decomposição, ficando com um cheiro de terra depois de chover.

A escolha do húmus de minhoca para adubo natural dos meus substratos prende-se em várias razões:

1. - Composto orgânico natural, rico e equilibrado em nutrientes essenciais, poderoso estimulante para um crescimento e resistência saudável das suas plantas/flores/frutos.
2. - Reaproveitamento das folhagens e ramos que iriam para o lixo, assim como a maior parte do lixo orgânico, reciclando e reutilizando, contribuindo assim para um planeta mais sustentável.
3. - O seu baixo preço, relativamente ao produto obtido.
4. - A não utilização de produtos (adubos) químicos mantendo assim a minha horta mais segura e saudável.

A sua utilização nos solos deve ser cuidada não enchendo indevidamente o seu solo com este adubo, respeitando sempre a quantidade em que varia de acordo com o espaço pretendido e com o tempo de intervalo de adubo que no meu caso é sempre de 3 meses para um solo rico em nutrientes.

Para descobrirem como podem obter húmus de minhoca caseiro vejam o video que se segue.


2 comentários:

  1. ola sou novata e tenho mts duvidas...e pouco tempo para me dedicar a minha horta tenho pesquisado sobre o humus de minho comprei 2 versões e n tenho uasado porque n sei como usar poderia ajudar me a minha horta tem mt areia e nada desenvolve comeca mt bem e depois o crescimento obrigada

    ResponderEliminar
  2. ola sou novata e tenho mts duvidas...e pouco tempo para me dedicar a minha horta tenho pesquisado sobre o humus de minho comprei 2 versões e n tenho uasado porque n sei como usar poderia ajudar me a minha horta tem mt areia e nada desenvolve comeca mt bem e depois o crescimento obrigada

    ResponderEliminar