sábado, 22 de março de 2014



Plantar em vasos é realmente a única solução para quem mora em apartamento e tem apenas uma varanda ou um pequeno espaço doméstico, como é o meu caso.

Apesar de começar por pequenas coisas, como especiarias, tomates cherry e morangos o meu objectivo sempre foi árvores de frutos, como limoeiro, laranjeira, maracujeiro e vários tipos de amora.

É óbvio, que o espaço condiciona, mas o video em baixo feito no Brasil e sobretudo com árvores de frutos que são oriundas de climas mais tropicais, como é o caso dos países da América do Sul, vem dar razão às minhas experiências que tem corrido muito bem e recomendo a todos a experimentarem.

Com os cuidados correctos, como a rega, uma boa fertilização do solo e a exposição da luz solar é possível em vasos com tamanhos adequados a cada uma das árvores que se quer ter num pequeno espaço a que tudo corra pelo melhor.

Para o meu limoeiro e maracujeiro usei vasos de aproximadamente 50L, o que permite uma boa expansão da árvore em termos de crescimento, já para as amoreiras usei vaos de 30L e posso indicar que ocupam um espaço considerável na minha pequena varanda, mas tenho a possibilidade de as podar da forma que quiser para ter sempre o espaço "controlado".

Não tenham medo, arrisquem e comprem já uma variedade de árvore para terem em vossas casas. A minha recomendação passa por um limoeiro, devido ao seu fácil crescimento/frutificação e a constante utilização do limão, necessária em muitas situações da culinária mediterrânea.



Next
This is the most recent post.
Previous
Mensagem antiga

5 comentários:

  1. lindo o seu limoeiro !! Parabéns e... que inveja ! ;) o meu está todo amarelo, tmb coloquei dentro dum vaso grande há já 2 anos e nada de fruta ...
    Gostava que me orientasse na quantidade e frequencia das regas (pensei que possa ser água a mais)
    Desde já, obrigada pela resposta :D

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, sou jornalista da CMTV e gostava de lhe colocar algumas questões sobre o blogue. Pode por favor, contactar-me através do email manhacm@cmjornal.pt? Desde já obrigada pela atenção, Sofia

    ResponderEliminar
  3. Tenho interesse em sementes da vagem orelha-de-padre, também conhecida por feijão mangalô ou feijão lab lab.Poderiam me ajudar???

    ResponderEliminar
  4. Tenho interesse em sementes da vagem orelha-de-padre, também conhecida por feijão mangalô ou feijão lab lab.Poderiam me ajudar???

    ResponderEliminar
  5. Adorei a explicação sobre a compostagem caseira. É barato e substitui na perfeição o adubo que é muito caro. Obrigado, :D

    ResponderEliminar